terça-feira, 17 de setembro de 2013

VIDA E MORTE DE GETÚLIO VARGAS

     


 Nasceu em São Borja-RS, em 19 de abril de 1882, casou-se em 1910 com  Darcy Lima Sarmanho, com quem teve 5 filhos, se declarava agnóstico. Foi Deputado Estadual entre 1909 e 1913;  Deputado Federal de 1922 à 1926;  Ministro da Fazenda 1926;  Governador do Rio Grande do Sul de 1928 à 1930; Presidente do Brasil 1930 à 1945 após um golpe militar. A partir de então, teve início sua carreira como presidente do Brasil, e 1950 à 1954, eleito pelo voto direto.
Seu governo como presidente do Brasil, teve várias contribuições para a população brasileira , dentre as quais destacamos: jornada de trabalho de 8h diárias;  salário mínimo; Regulamentação do trabalho feminino e dos menores; Carteira Profissional: Organização sindical e patronal; Justiça do Trabalho;  Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT);  Ministério do Trabalho.
 Darcy Lima Sarmanho - sua esposa - criou em Porto Alegre a Legião da Caridade, na qual todo o pessoal que queria se integrar à revolução recebia apoio. Na condição de Primeira-Dama do país, e diante das grandes mudanças que Getúlio promoveu em prol da mulher, Darcy Vargas tornou-se um exemplo e uma referência para as mulheres; Trabalhou no Abrigo Cristo Redentor e fundou entidades como a Casa do Pequeno Jornaleiro e a Legião Brasileira de Assistência (LBA).
Após muitas contribuições ao Brasil e sofrendo retaliações o presidente começa a ser pressionado por políticos, pelos militares, pelos setores empresariais., querendo que Vargas renunciasse ao cargo.
Mas, na madrugada do dia 24 de agosto de 1954, Vargas toma a decisão que mudaria totalmente o rumo de sua trajetória na história do Brasil. Sozinho, em seu quarto, no Palácio do Catete, Vargas toma uma arma e dispara contra o próprio peito.

CARTAS - TESTAMENTO DE  GETÚLIO VARGAS





    TEXTO MANUSCRITO
 
“Deixo à sanha dos meus inimigos, o legado da minha morte. Levo o pesar de não ter podido fazer, por este bom e generoso povo brasileiro e principalmente pelos mais necessitados, todo o bem que pretendia. A mentira, a calúnia, as mais torpes invencionices foram geradas pela malignidade de rancorosos e gratuitos inimigos numa publicidade dirigida, sistemática e escandalosa.
Acrescente-se a fraqueza de amigos que não defenderam nas posições que ocupavam à felonia de hipócritas e traidores a quem beneficiei com honras e mercês, à insensibilidade moral de sicários que entreguei à Justiça, contribuindo todos para criar um falso ambiente na opinião pública do país contra a minha pessoa.
Se a simples renúncia ao posto a que fui levado pelo sufrágio do povo me permitisse viver esquecido e tranqüilo no chão da pátria, de bom grado renunciaria.
Mas tal renúncia daria apenas ensejo para, com mais fúria, perseguirem-me e humilharem-me.
Querem destruir-me a qualquer preço. Tornei-me perigoso aos poderosos do dia e às castas privilegiadas.
Velho e cansado, preferi ir prestar contas ao Senhor, não dos crimes que não cometi, mas de poderosos interesses que contrariei, ora porque se opunham aos próprios interesses nacionais, ora porque exploravam, impiedosamente, aos pobres e aos humildes.
Só Deus sabe das minhas amarguras e sofrimentos.
Que o sangue dum inocente sirva para aplacar a ira dos fariseus.
Agradeço aos que de perto ou de longe me trouxeram o conforto de sua amizade.

A resposta do povo virá mais tarde...”



Getúlio era conhecido como "Pai dos Pobres" e "Mãe dos Ricos", seu suicídio foi considerado uma grande perda para o Brasil, havia à época a suspeita que sua morte fora na verdade um homicídio, fato este que até os dias atuais não foi esclarecido.
Copiei e colei a Carta-Testamento apenas para ilustrar o trabalho, sabemos que forças escusas, o levaram a suicidar, ou suicidaram ele, não sabemos até hoje o que realmente aconteceu.  Ele suicidou ou foi suicidado com um tiro do lado esquerdo do peito, o lado do coração, foi uma comoção só, o Brasil inteiro chorou a morte de seu líder maior, acredito que eles choraram mais porque viram suas esperanças de um Brasil melhor e mais digno morrer juntamente com o nosso presidente.

bibliografia:
http://www2.uol.com.br/historiaviva/artigos/as_duas_cartas_de_getulio_vargas_imprimir.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário