segunda-feira, 30 de setembro de 2013

DESIGUALDADE SOCAIL




Os aspectos mais simples para a desigualdade social entre os homens são, as diferenças físicas e sociais. Pois enquanto poucos vivem uma vida repleta de luxo e riqueza, muitos vivem na mais absoluta pobreza e miséria.
 o conjunto para essa desigualdade se constitui de alguns elementos como: políticos, econômicos e culturais.
 E essa desigualdade se destacou aqui no Brasil na mudança do feudalismo para o capitalismo
 Enquanto naquela época os ricos dependiam justamente dos pobres para o trabalho constante, e com isso a grandeza de suas riquezas enquanto os mesmo pobres só trabalhavam por sobrevivência e muitas das vezes acabavam nem isso conseguindo, passando a precisar de ajuda, caridade.
 Na teoria de Karl Marx vem com explicações e criticas a essa desigualdade social do pensamento liberal.Marx criticava o liberalismo pois os interesses eram expressos pela minoria da sociedade, que era a burguesia.
Conforme Marx a origem dessa desigualdade vem tanto do fato político como jurídico, vem da apropriação e dominação nesse sistema social poucos domina e muitos trabalham. Dando as classes operarias e burguesas. 
Nesse sistema de classes sociais além de haver uma divisão estabelecida pela sociedade, onde os burgueses são os ricos quem se apropriam e dominam, os pobres são os trabalhadores, a massa, os dominados, os explorados e isso acontece tanto economicamente como politicamente e socialmente.
Com a miséria, a violência, o desemprego, a marginalidade a desnutrição, os salários baixos etc. Deu-se a chegada da desigualdade social no Brasil.
E com esse conjunto de relações que abrangem a esfera social dando a exploração no trabalho da maioria, e uma concentração de riqueza nas mãos de poucos.
       Causando uma grande pobreza absoluta onde milhões de pessoas tentam sobreviver com 1\4 do salário mínimo.
      Sendo representado a maioria dessa população nas regiões norte, nordeste e centro- oeste . Com o nordeste se destacando com (58,8%) dessas pessoas vivendo na mais absoluta pobreza.
         Com isso observa-se que a desigualdade social além de vir da má distribuição de renda que, é muito visível tendo 50% da população vivendo com menos de 2 salários mínimos enquanto somente 4% da população é muito rica havendo uma concentração de riqueza com poucos.

          Bibliografia: http://desigualdade-social.info/





Nenhum comentário:

Postar um comentário