quinta-feira, 19 de setembro de 2013

REPÚBLICA DA ESPADA







Em 1889 a 1894 a REPÚBLICA DA ESPADA teve início quando os militares lideraram o país politicamente, as decisões eram tomadas no Brasil por Marechal Deodoro da Fonseca.  Uma das decisões  tomadas  foi a separação entre a igreja e o estado, foi instituído o casamento civil e uma nova bandeira foi criada com o lema ORDEM E PROGRESSO.  
Após implantar a República da Espada houve disputa para saber entre o qual seria o melhor modelo republicano a ser instaurado.
Do lado dos militares o modelo republicano  centralizador era defendido, mas os grandes cafeicultores paulista a esse regime voltado aos estados, assim não seriam controlados economicamente nem ter sua administração ameaçada.
Muitos consideraram a República da Espada como o primeiro período ditatorial no Brasil. Marechal Deodoro Da Fonseca por Graves problemas e saúde e desentendimento político com oligarquias cafeeiras grevistas e a primeira revolta armada encerrou o mandato sento substituído por Floriano Peixoto o qual tomou uma série de decisões:
*Estatizou a moeda;
*estimulou a indústria;
*baixou o preço de muitos alimentos;
*repreendeu o movimento monarquista;
*proibiu o jornal do Brasil.
Floriano Peixoto deu início a consolidação da república mas enfrentou a grande revolução federalista no estado do Rio Grande do Sul . Em 1895 o exército republicano venceu após o governo de Peixoto.
A República da Espada caiu diante do político dos barões do café em São Paulo e dos pecuarista em Minas Gerais onde deu início a uma nova fase política do Brasil república do café.
A República Da Espada foi uma ditadura militar ocorrida no Brasil entre os anos de 1889 a1894.





Bibliografia:www.história brasileira.com
                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário