segunda-feira, 30 de setembro de 2013

CARLOTA JOAQUINA - A PRINCESA DO BRASIL




Carlota Joaquina nascida na Espanha, em 1775 na cidade de Aranjuez, filha do rei da Espanha Carlos lV com dona Maria Luisa de Parma.
Teve seu casamento arranjado com apenas 10 anos de idade com o príncipe de Portugal D. João de Bragança , por interesse entre as duas famílias de um acordo entre os dois países.
 D. João era o segundo filho da realeza portuguesa, assume o trono Português somente apos a morte de seu irmão D. José adquirindo então o título de D. João Vl em 1818.
 Carlota era uma mulher muito ambiciosa, possuía um gênio forte e queria sempre impor suas vontades, vivia um casamento de crises.
 E isso piorou quando a mãe de D.João Vl dona Maria l adoeceu com problemas mentais. Onde o rei passou a morar no Palácio de Mafra e Carlota continuou em Queluz com a família real.

 Carlota Joaquina e D.João tiveram 9 filhos 6 meninas e 3 meninos entre esses Pedro de Bragança que viria a ser o rei do Brasil. Veio para o Brasil em 1808, contra sua vontade, apos as invasões de Napoleão em Portugal.


Quando aqui teve um grande tempo de estadia durante 13 anos. D.João Vl em sua estadia no Brasil teve uma grande importância na autonomia econômica, com a abertura de portos, tendo destaque a fundação do Banco do Brasil e a primeira faculdade de Medicina e Cirurgia.
Carlota Joaquina era fiel às origens espanholas se manteve favorável à Revolução Francesa, tentou assumir várias vezes o trono de Portugal e conspirava contra seu marido alegando não estar inábil ao trono. Volta a Portugal em 1821 onde é exigido o retorno da família real quando chega a Lisboa demonstra sua empatia total pelo Brasil e morre em 1830 no Palácio de Queluz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário