segunda-feira, 30 de setembro de 2013

SEM LENÇO, SEM DOCUMENTO




Como estamos falando de censura, foram muitos os meios de comunicação censurados no Brasil na época da ditadura militar no governo do Presidente Emílio Garrastazu Médici, conhecido como o governo que mais reprimia qualquer tipo de expressão que tentava colocar a população a par do que estava acontecendo em nosso país durante os anos 60.
A música Alegria, Alegria (Sem lenço, Sem documento), de Caetano Veloso nos mostra a opressão sofrida pelo nosso povo, começa a canção dizendo... Caminhando contra o vento...caminhando contra as imposições do governo..sem lenço e sem documento, na época as pessoas eram proibidas de sair às ruas sem portar documentos, as pessoas não tinham identidade, não a nossa identidade (documento RG), mas os poderosos da época não viam as pessoas como gente, apenas como alguém que servia aos seus propósitos, não podendo expressar seus sentimentos, sempre fazendo a vontade de seus superiores.
O sol se reparte em crimes, espaçonaves, guerrilhas, em cardinales bonitas..Eu vou, nesta parte ele falava sobre as pessoas que eram presas, o sol se reparte, seria o sol visto pelas de dentro da prisão... hoje as pessoas costumam dizer: ver o sol nascer quadrado, é a mesma coisa, as espaçonaves eram os tanques de guerra que circulavam nas ruas das maiores cidades de nosso país, somente para amedrontar as pessoas, mostrando a forma da opressão da ditadura.
Em caras de presidentes, Em grandes beijos de amor, Em dentes, pernas, bandeiras
Bomba e Brigitte Bardot, nesta estrofe faz, crítica aos EUA, pois foram eles os maiores incentivadores da ditadura militar no nosso país.
Por entre fotos e nomes, Os olhos cheios de cores, O peito cheio de amores vãos
Eu vou, Por que não, por que não… aqui ele tenta incentivar as pessoas a resistirem a ditadura, a pensarem como era o Brasil, antes do domínio desses senhores ditadores,
Ela pensa em casamento, e eu nunca mais fui à escola, Sem lenço e sem documento, Eu vou…ainda tentando incentivar as pessoas a irem contra a ditadura, a pensarem em suas vidas, no sonho do casamento, pensar que a vida poderia melhorar.
Eu tomo uma coca-cola, ela pensa em casamento, e uma canção me consola, eu vou…  
               Finalizando a música, o intérprete nos mostra que não precisamos rejeitar a cultura americana, que as pessoas não precisam fazer grandes esforços para irem contra a ditadura, (embora o governo pudesse realizar grandes estragos na vida dos que iam contra suas ordens
 A intenção da música é mostrar que a população podia fazer pequenos atos, de maneira que não se prejudicassem.
 O porquê não da música não é uma pergunta e sim uma resposta, por que as pessoas não poderiam fazer alguma coisa em benefício próprio e da comunidade, já que eles não tinham educação, moradia, passavam fome de todos os tipos, fome de comida, de sabedoria, fome de poder expressar seus sentimentos.. Por que não?





Nenhum comentário:

Postar um comentário