domingo, 22 de setembro de 2013

A ERA VARGAS





Getúlio Vargas governou o Brasil e durou 15 anos 1930 a 1945, houve muitas alterações que o presidente realizou nos setores sociais econômicos.
Na década de 30 a República Velha vigorou no Brasil onde o país possuía uma centralização de poder entre os partidos políticos, a economia cafeeira e a aliança política entre São Paulo e Minas Gerais conhecida como café com leite a  presidência era reservada por presidente.
Após a morte de João Pessoa com a ajuda do exército foi passado o poder para Getúlio Vargas Criou novos ministérios, (MINISTÉRIO DO TRABALHO, DA INDÚSTRIA, E COMÉRCIO, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE.).




Vargas valorizou a política do café, e o instituto do cacau e a lei da sindicalização onde os sindicatos eram vinculados indiretamente ao presidente. Um ano depois, Getúlio tinha a intenção  de derrubar a constituição  brasileira, o que deixou a classe média paulista mais irritada.
Após a morte de quatro soldados paulistas a sociedade passa a apoiar a constituição.
Houve uma revolução que os paulistas tinham o apoio  dos estados de RJ, MG, RS.
O presidente se isola em São Paulo sem outra opção se rende onde foi aprovada a constituição de 1934 que passa a ter o voto secreto, o voto feminino, o ensino primário obrigatório e as diversas leis trabalhista,
Em 1937 Vargas conseguiu realizar o golpe derrubando a constituição declarando o ESTADO NOVO.




Vargas fechou o congresso nacional, criou o TRIBUNAL DE SEGURANÇA NACIONAL, centralizou o poder e acabou com a liberdade partidária. Getúlio saiu do governo após sofrer um golpe militar no dia 29 de outubro de 1945.
No mesmo ano ele foi senador através do voto popular e voltou a presidência . Em 1954 após o atentado na rua toneleiro  perdeu tudo. Depois de ser pressionado Vargas se suicidou no dia 24 de agosto de 1954
.
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário